Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Paramount é possível compradora

O estúdio cinematográfico Dreamworks, co-fundado há uma década por Steven Spielberg, recebeu uma oferta de compra da rival Paramount Pictures. A Paramount, que pertence à Viacom, afirmou que pagaria US$ 1,5 bilhão – incluindo neste valor o pagamento de dívidas – pelo estúdio. A Dreamworks também havia conversado com a NBC Universal, da General Electric, mas não se chegou a nenhum acordo, em parte por causa das preocupações da NBC sobre o futuro comprometimento de Spielberg com o estúdio.

A Dreamworks lançou diversos filmes de sucesso, como O Resgate do Soldado Ryan, e conta com um catálogo de 60 longas. Recentemente, no entanto, passou por diversos fracassos de bilheteria, como o filme A Ilha. A empresa é separada da Dreamwork Animation, que produz sucessos de computação gráfica como Shrek, mas a distribuição da produção das duas empresas é negociada – situação que será herdada pela Paramount.

A Viacom será em breve dividida em duas, separando o estúdio cinematográfico Paramount e a TV a cabo MTV das divisões mais antigas, incluindo a rede de TV CBC e a franquia de rádio Infinity. Segundo informações do Wall Street Journal, o acordo foi discutido na sexta-feira (9/12). Outras fontes sugeriram que a Paramount usaria dinheiro institucional como parte do pagamento, o que indicaria que 2/3 dos custos totais viriam de investimentos estrangeiros. Informações do Guardian [12/12/05].