Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Parlamento aprova controversa lei de mídia

O Parlamento italiano endossou a polêmica legislação de mídia que permite o afrouxamento das regras de concentração de veículos de comunicação, o que beneficia os negócios do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. A lei havia sido rejeitada no fim do ano passado pelo presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi, que afirma que ela acabaria com a competição justa entre as empresas de mídia.

Após passar por algumas pequenas modificações, as novas regras foram aprovadas no Congresso e em breve serão postas em prática. Pela lei italiana, Ciampi não pode vetá-las novamente.

Além de ampliar o mercado publicitário, permitindo mais espaço para merchandising dentro dos programas de TV, a nova legislação permitirá que companhias de televisão também sejam donas de veículos impressos e, de maneira otimista, prevê a digitalização do sistema de TV italiano em 2006.

A família Berlusconi é dona dos três maiores canais de TV privada do país – Rete 4, Italia 1 e Canale 5. O primeiro-ministro também exerce influência política no conselho da RAI. E, através do grupo Fininvest, Berlusconi tem negócios na Medusa Film, no grupo editorial Mondadori, que possui cerca de 50 revistas, e no portal de internet Jumpy. Com informações de Nick Vivarelli [Variety, 30/4/04].