A empresa Pearson, proprietária do Financial Times, vendeu 50% das ações da versão alemã do diário por uma quantia não divulgada. A editora Gruner & Jahr, que já é dona da outra metade do jornal, deve assumir total controle do título no final de março. A negociação está sujeita à aprovação regulatória. Sob os termos do acordo, o FT Deutschland irá continuar usando o nome e conteúdo do diário inglês.
Lançado em 2000, o jornal alemão tem tiragem de 105 mil exemplares diários, mas ainda não apresentou lucro para a empresa. A Pearson tentava vender o título desde setembro. ‘Estamos orgulhosos de ter sido parte importante no lançamento e na construção de um jornal de economia na Alemanha. Entretanto, o grupo FT está focado cada vez mais na expansão mundial do diário e na distribuição de informação sobre economia no modelo digital’, declarou Rona Fairhead, executiva-chefe do grupo FT.
A venda faz parte da estratégia da Pearson para ampliar seus negócios além do mercado europeu e tornar global a marca FT. Em 2004, a companhia vendeu o diário de economia espanhol Expansion, e, em novembro passado, o jornal financeiro francês Les Echos. Na França, os jornalistas protestaram contra a venda para o grupo de produtos de luxo LVMH, temendo que ela fosse prejudicar a independência editorial. Informações de Paul McNally [Press Gazette, 30/1/08].