Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Pesquisa da WAN aponta saldo positivo para indústria dos jornais

Em uma pesquisa que reúne dados sobre a indústria de jornais em 200 países, a Associação Mundial de Jornais (WAN, sigla em inglês) questiona a tão falada crise no jornalismo, com queda do número de leitores e desaparecimento de anunciantes.


Ainda que nos EUA as notícias de demissões e cortes de custos nas redações sejam freqüentes, a associação afirma que, no geral, a circulação dos jornais pagos cresceu 1,9% ao longo do último ano. Nos últimos cinco anos, este aumento foi de 8,7%. Em um dia normal, 510 milhões de cópias são vendidas pelo mundo, e 1,4 bilhão de pessoas lêem pelo menos um jornal.


Pela primeira vez nos estudos realizados sobre o assunto, o número de jornais pagos lançados em um único ano ultrapassou a marca de 11 mil. Quando se fala em jornais gratuitos, a situação seria ainda mais animadora. A circulação global destes impressos cresceu 4,3% ao ano. Nos últimos cinco anos, a circulação dos gratuitos mais que dobrou, chegando a uma média de 40,8 milhões de cópias distribuídas diariamente.


O aumento global das receitas publicitárias nos jornais foi de 4% no ano passado, e 15,6% nos últimos cinco anos. Veículos impressos continuam a ser o maior meio de anúncios do mundo, com participação de 42% do mercado. Sozinhos, os jornais são o segundo maior meio, atrás apenas da televisão, com 29,4% dos gastos com publicidade.


Prognóstico


Os dados foram reunidos para constar na pesquisa anual World Press Trends (tendências da imprensa mundial), e serão divulgados oficialmente em junho, durante o World Newspaper Editors Forum, na Cidade do Cabo, África do Sul. ‘O prognóstico para os jornais é, na verdade, bem diferente do conhecimento convencional’, afirmou o presidente da WAN, Gavin O´Reilly, em coletiva de imprensa onde foram anunciados os resultados preliminares do estudo.


A WAN faz campanha pelo ‘poder do jornal’ e alega que informações absurdas e prejudiciais sobre a crise na indústria têm sido divulgadas nos últimos anos, decretando a suposta ‘morte’ deste meio de comunicação. A associação, que representa cerca de 18 mil jornais em 102 países, afirma que nos últimos dois anos ‘foram criados mais novos e inovadores produtos ligados a jornais do que nos 30 anos anteriores’. Informações da Editor & Publisher [24/5/07].