O Project for Excellence in Journalism é uma iniciativa da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, considerada a escola de jornalismo mais prestigiosa do mundo. Preocupado com o padrão na mídia noticiosa, o projeto visa a excelência do jornalismo e tomou diversas medidas para atingir seu objetivo, como formação de um comitê de jornalistas preocupados com a profissão e a realização de estudos, treinamentos, laboratórios de notícia e de pesquisas. Também produz o State of the American Newspaper, que publica artigos da Columbia Journalism Review.
O projeto promove a união de jornalistas para decidirem por si próprios quais são suas propostas e suas metas. ‘Nosso objetivo, acima de tudo, não é apenas diagnosticar os problemas da imprensa, mas criar iniciativas que clareiem o papel essencial do jornalismo, além de identificar exemplos de bom jornalismo por todos os EUA’, afirmam os idealizadores do projeto.
Não se sabe bem se a missão essencial do jornalismo – ser um serviço público pela democracia – está sempre clara na mente de profissionais da imprensa. A crise no jornalismo, segundo os fundadores do Project for Excellence in Journalism, é uma crise de convicção. O jornalismo tem responsabilidade que outras formas de comunicação (e entretenimento) não têm: prover cidadãos das informações de que necessitam para viver em sociedade.
O sítio do Project for Excellence in Journalism apresenta no ‘Daily Briefing’ um clipping diário das principais notícias do universo editorial. Há também ensaios, pesquisas e livros disponíveis para leitura ou compra. O projeto é patrocinado pela Pew Charitable Trusts. Em inglês.