O National Magazine Awards, prêmio do setor de revistas americano, surpreendeu este ano. Segundo artigo de Patricia Cohen no New York Times [2/5/07], não foram tanto os vencedores os responsáveis pela surpresa, e sim os perdedores. A New Yorker, que tradicionalmente domina a premiação, saiu de mãos vazias da cerimônia, na semana passada (1/5), perdendo em todas as nove categorias em que foi indicada. A Atlantic Monthly, outra favorita freqüente, também ficou de fora das homenagens.
A grande vencedora da noite foi a revista New York, publicada pela New York Media Holdings. Indicada em sete categorias, ela levou cinco prêmios, incluindo Excelência Geral para revistas com circulação entre 250 mil e 500 mil exemplares e a nova categoria Peça Interativa, pelo sítio Nymag.com. A vitória da New York não chegou a ser uma surpresa. Editada por Adam Moss, a revista já ganhou, ao todo, 14 ‘Ellies’, como o prêmio é chamado.
Novatos
Mas houve muito marinheiro de primeira viagem entre os laureados. O sítio Belief.net, que aborda assuntos ligados a espiritualidade, ganhou em Excelência Geral Online; a Departures levou o prêmio de Edição de Assunto Único por sua Latin Issue: South America 2006; em Ficção, foi premiada a McSweeney, por textos de T. C. Boyle, Susan Steinberg e Rajesh Parameswaran; O, The Oprah Magazine foi a vencedora em Reportagem de Lazer; e a Paris Review levou o prêmio de Fotojornalismo, outra categoria que estreou este ano, por uma reportagem sobre a vida em uma favela de Nairóbi.
Entre as outras vencedoras estão a Esquire, por Reportagem, a Vanity Fair, por Interesse Público, a GQ em Feature Writing (textos narrativos ou pessoais), National Geographic por Fotografia, e Glamour, por Jornalismo de Serviço. Foreign Policy, Rolling Stone, National Geographic e Wired também foram premiadas por Excelência Geral em suas faixas de circulação.
Mãos abanando
A New Yorker, que em sua história já ganhou 46 Ellies, não saía da cerimônia sem prêmios desde 1999. A premiação é realizada anualmente pela Sociedade Americana de Editores de Revistas (Asme, sigla em inglês) em parceria com a Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia. Os outros premiados e finalistas estão listados no sítio da Asme.