A empresa de tecnologia italiana HAL9000 postou em seu sítio uma imagem em alta resolução do quadro ‘A Última Ceia’, de Leonardo Da Vinci, permitindo que os amantes da arte e os crentes em teorias da conspiração avaliem a obra em detalhes. A pintura original, que tem 500 anos de existência, está localizada na parede da sala de jantar de um monastério de Milão, e retrata Jesus Cristo no momento em que prevê que um de seus apóstolos o trairá.
Desde a publicação do best-seller O Código da Vinci e, posteriormente, do filme homônimo, não faltam teorias sobre o verdadeiro significado da pintura. No livro, o autor Dan Brown alega que Jesus casou-se com sua discípula, Maria Madalena, com quem teve uma criança. A própria Maria Madalena estaria representada na obra, ao lado de Jesus.
Para o gerente-geral da HAL9000, Vincenzo Mirarchi, o objetivo de divulgar a imagem – que tem 17 gigapixels – é possibilitar uma forma inovadora de apreciar a arte de Da Vinci, e não estimular especulações sobre seu significado. ‘Isso vai facilitar para as pessoas verem [os detalhes]’, diz. Muitos turistas que vão a Milão querem ver a pintura, mas freqüentemente têm de fazer reservas com pelo menos um mês de antecedência. Informações de Gilles Castonguay [Reuters, 25/10/07].