Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Ainda como parte do 8º aniversário deste programa, 1º do nosso programa de rádio e 10º ano de existência de nosso projeto, iniciou-se ontem em São Paulo o primeiro Colóquio Latino-Americano de Observatórios da Imprensa, que terminará amanhã. A edição de hoje é uma forma de você também participar de um evento cujo título é simbólico, representação do conceito que norteou a criação do projeto do Observatório da Imprensa.
‘Redações de vidro’ não é uma figura de retórica, é uma doutrina. A observação da mídia pressupõe a transparência do processo jornalístico em todas as suas fases. Democratização e pluralismo na imprensa pressupõem claridade, limpidez e translucidez. A sonhada isenção nas coberturas começa muito antes de serem impressas ou transmitidas. Um conteúdo equilibrado só pode ser produzido em ambientes e com profissionais comprometidos com a limpidez.
‘Redação de vidro’ não é nome de projeto arquitetônico ou decorativo. Também não é projeto político-partidário. Ao contrário, transparência pressupõe um distanciamento inequívoco de partidos ou agremiações ideológicas.
O jornalismo latino-americano já está pronto para abandonar as fórmulas convencionais ditadas por consultores, teóricos ou grupos de interesses. Num continente em busca da renovação e da inovação, ‘redações de vidro’ representam o eterno compromisso com a busca da verdade.