A jornalista Jane Arraf, que acompanha durante um mês uma unidade do Exército americano no Iraque para o sítio IraqSlogger, relatou na página de internet os momentos finais do cinegrafista da APTN Saif Mohammad Fakhry, morto em Bagdá na quinta-feira (31/5). Ela revelou também que, segundo um dos irmãos do iraquiano, ele carregava uma arma para lutar contra militantes da al-Qaeda em seu bairro.
Em uma de suas reportagens em sua missão embedded, Jane relata [rolar a página] em primeira pessoa sua chegada a uma mesquita para onde eram levados os feridos de um confronto recém ocorrido na manhã de quinta-feira. Entre as vítimas estava o cinegrafista. Fakhry tinha 26 anos e era o irmão mais novo do fotojornalista Omar e do também jornalista Yasser, que estavam presentes e, segundo Jane, gritavam pela dor da perda.
‘Em me virei por um momento’
‘O irmão [de Fakhry] disse que ele havia saído na rua armado depois que supostos militantes da al-Qaeda atacaram seu bairro. Um médico do Exército dos EUA, suando pelo calor e pelo esforço, trabalhava freneticamente para inserir um tubo em seu peito para que o pulmão não parasse de funcionar. Eu me virei por um momento para olhar um médico americano cuidando de um iraquiano que havia sido atingido por um tiro no rosto. Quando voltei, ele havia morrido’, conta a jornalista.
O IraqSlogger surgiu no fim de 2006, com o objetivo de fornecer notícias sobre o Iraque sem o filtro das organizações de imprensa estrangeiras. Ele foi criado pelo ex-diretor da CNN Eason Jordan. Com informações de Greg Mitchell [Editor & Publisher, 1/6/07].