Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Repórter carrega bomba em cúpula da UE

Seguindo a linha de tablóides britânicos que usam repórteres disfarçados para apontar falhas na segurança de líderes mundiais, uma jornalista belga alega ter circulado com uma bomba durante cúpula da União Européia na semana passada, em Bruxelas.


A repórter Katleen Peeraer, que trabalha no programa Telefacts, da emissora VTM, disse ter entrado com uma bomba no hotel onde estavam a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Jacques Chirac. Os dois líderes compareciam à reunião da UE na Bélgica. Katleen afirmou também ter se aproximado deles com uma pistola dentro de sua bolsa.


Apesar das rígidas medidas de segurança, a jornalista não foi revistada na entrada do hotel e, segundo uma editora da emissora, entrou e saiu do prédio diversas vezes sem ser abordada. De acordo com o serviço de segurança da cúpula, Katleen em nenhum momento agiu de maneira suspeita, e por isso não foi revistada. De acordo com a VTM, a bomba carregada por ela era potente o bastante para explodir um andar inteiro do hotel. Os produtores do Telefacts afirmaram que queriam mostrar a falta de segurança no encontro da UE. Informações de Lucia Kubosova [EUobserver, 28/3/06].