Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Repórteres presos por ‘cobertura imprecisa’

A prisão de dois jornalistas vietnamitas, na segunda-feira (12/5), gerou um raro confronto entre o governo comunista do Vietnã e a mídia local, controlada pelo Estado. Os repórteres Nguyen Viet Chien, do jornal Thanh Nien, e Nguyen Van Hai, do Tuoi Tre, foram acusados de ‘abuso de autoridade’ pela suposta cobertura imprecisa de um grande escândalo de corrupção que levou à demissão do ministro do Transporte, em 2006. Um investigador da polícia também foi preso e outro, interrogado, acusados de fornecer informações falsas aos jornalistas.


O escândalo, que veio à tona em 2005, levou à condenação de nove pessoas, entre elas funcionários do governo. Todos foram considerados culpados de apostar milhões de dólares ilegalmente em partidas de futebol européias e de tentar subornar pessoas para esconder o crime. Na ocasião, as autoridades suspeitavam que o dinheiro teria sido desviado de uma unidade do Ministério do Transporte responsável pelo gerenciamento de projetos de rodovias e pontes.


Não foram especificadas as queixas contra os dois jornalistas, ou que aspectos de suas reportagens eram imprecisos. Na quarta-feira (14/5), o Tuoi Tre publicou um artigo onde dizia ter recebido inúmeros telefonemas, e-mails e cartas de cidadãos indignados com a detenção dos dois repórteres – segundo o jornal, foi a maior manifestação de leitores em 33 anos de existência.


No artigo, era também citado um advogado de Hanói que afirmava que as prisões desta semana geraram temores de que ‘jornalistas e jornais passem a ser menos contundentes na cobertura de casos negativos’. Os protestos também chegaram à blogosfera. ‘Não há tragédia maior para um país que o silêncio’, escreveu o jornalista e blogueiro Vo Thi Hao. ‘O que aconteceu com a liberdade de imprensa?’. Informações de Ben Stocking [AP, 14/5/08].