O Centro de Cultura e Memória do Jornalismo (CCMJ) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promovem, no dia 25 de agosto, a partir das 9h30, no auditório da FCRB (Rua São Clemente, 134 – Rio de Janeiro), o seminário Memória do jornalismo brasileiro: os desafios da preservação. O evento reunirá jornalistas, estudiosos da história do jornalismo brasileiro e representantes de instituições afins com o objetivo discutir as iniciativas de preservação da memória do jornalismo. Serão debatidos temas como a história do jornalismo brasileiro, os desafios na preservação dos arquivos e a história oral como método para a recuperação dessa memória. Entrada franca.
Centro de Cultura e Memória do Jornalismo
O CCMJ, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras, será um espaço de preservação e registro da história da imprensa brasileira, através da constituição de um acervo e do desenvolvimento de atividades para difundi-la entre profissionais, estudantes e o público em geral.
Programação
9h30: Abertura – José Almino de Alencar (presidente da FCRB), Suzana Blass (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ) e Rachel Valença (diretora do Centro de Pesquisa da FCRB)
10h – 12h: História do jornalismo brasileiro: o que está em pauta e o que ficou fora dela? Lembranças e esquecimentos na construção da memória.
Palestrantes: Cícero Sandroni (jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras), Fernando Lattman-Weltman (Cpdoc/FGV), Marialva Barbosa (UFF) e João Batista de Abreu (UFF). Mediadora: Lia Calabre (FCRB)
14h – 16h: Depoimentos de jornalistas: questões para uma história oral
Palestrantes: Ana Paula Goulart (Memória Globo e UFRJ), Joëlle Rouchou (FCRB) e Alzira Abreu (Cpdoc/FGV). Mediadora: Carla Siqueira (CCMJ e PUC)
16h30 – 19h: Arquivos: os desafios e usos da preservação
Clóvis Molinari (Arquivo Nacional e Recine), Ana Maria Mauad (UFF) e Luís Carlos Saroldi (radialista). Mediadora: Isabel Lustosa (FCRB)