A partir desta semana, os cubanos poderão assistir pela TV às séries americanas Os Sopranos e Grey´s Anatomy, noticia Marc Frank [Reuters, 20/4/08]. O seriado Os Sopranos, da HBO, mostra o cotidiano familiar de um mafioso de Nova Jersey e será exibido pela TV estatal às terças-feiras. Já Grey´s Anatomy, da ABC, conta a rotina e os romances de médicos em um hospital de Seattle e passará às quintas-feiras. De acordo com o diário comunista Juventud Rebelde, as novas opções de programação demonstram o ‘rigor da TV estatal na seleção de dramas de alta qualidade ética e apresentação poderosa’.
Apesar dos 50 anos de confronto ideológico entre o regime cubano e os EUA, filmes, músicas e programas de TV americanos são amplamente populares em Cuba. Sopranos e Grey´s Anatomy não são os primeiros seriados americanos a invadir as salas de estar dos telespectadores cubanos: House, Friends, CSI e Everybody Loves Raymond já eram trazidos ao país de maneira clandestina.
Cuba tem quatro emissoras nacionais de TV e diversas emissoras regionais, todas administradas pelo governo. A TV por satélite é oficialmente proibida e um sistema a cabo transmite alguns canais internacionais, como a CNN, somente para o mercado turístico e estrangeiros que trabalham no país.