Enquanto a Dow Jones comemorava o lançamento da versão mais fininha do Wall Street Journal, na terça-feira (2/1), muitos funcionários do jornal americano queriam mais peso. A Independent Association of Publisher´s Employees (IAPE), sindicato que representa os funcionários do Journal, escolheu o rival New York Times para publicar um anúncio questionando o compromisso da empresa com o jornalismo de qualidade.
‘O tamanho do papel não é a única coisa que diminui no Wall Street Journal‘, dizia o título do anúncio. ‘Hoje, os publishers estão apresentando um jornal menor em uma aposta para economizar dinheiro. Infelizmente, se a Dow Jones & Co. conseguir fazer do seu jeito, a qualidade do jornal também corre o risco de encolher’.
O anúncio, estampado no primeiro caderno do Times, cursou US$ 115 mil ao sindicato. Originalmente, o espaço havia sido cotado em US$ 85 mil, mas foi preciso pagar uma taxa extra para ter a garantia de que a peça sairia na edição do dia 2/1.
Negociações lentas
O texto encoraja os leitores a enviar um e-mail pata o sindicato pedindo que a Dow Jones preserve a qualidade do Journal ‘preservando sua força de trabalho de qualidade’. Segundo Steven Yount, presidente do IAPE, o sindicato negocia atualmente com executivos da Dow Jones novos contratos para os funcionários. As lentas discussões sobre o tema coincidiram com o lançamento do novo Journal. ‘Nós só teríamos desistido do anúncio se tivéssemos feito progresso na mesa de negociações’, afirma Yount.
Em declaração, a Dow Jones afirma que o ‘Journal remodelado tem como objetivo prestar um serviço melhor a leitores e anunciantes. Este é o trabalho conjunto de centenas de pessoas muito talentosas, muitas das quais são membros do sindicato. É simplesmente injusto que o IAPE duvide do compromisso destas pessoas com os leitores e da qualidade do produto que elas criaram’. Informações de Jennifer Saba [Editor & Publisher, 2/1/07].