A cena é corriqueira entre assinantes de revistas: a semana foi corrida e a publicação, entregue na porta de casa, sequer foi folheada, juntando-se, por fim, a pilhas de exemplares antigos deixados em algum canto, despertando o sentimento de dinheiro jogado fora. No lixo, o empresário Jeremy Brosowsky viu uma oportunidade de negócio. Criador do sítio Brijit, que divulga um ranking de resenhas de artigos, Brosowksy, pai de gêmeos, conta que teve a idéia quando passou a não ter tempo de ler as revistas que assinava. ‘Eu queria que existisse alguém que me pudesse me contar sobre pelo menos cinco matérias interessantes da minha pilha de revistas’, lembra.
Hoje, o Brijit disponibiliza diariamente de 60 a 75 resumos de artigos de mais de 50 revistas, além de alguns programas televisivos. Assim, o internauta pode passar os olhos nos textos – que têm cerca de 100 palavras – e ler o original apenas daqueles que mais lhe interessam, seja nas revistas que assina ou nos sítios com conteúdo aberto para não assinantes. Brosowksy diz que aqueles que de fato tem pouquíssimo tempo para ler podem se deter somente no sítio, pois já terão assunto para, pelo menos, uma conversa com os amigos.
O projeto despertou interesse de dez investidores – incluindo Norman Pearlstine, ex-editor da Time, hoje no Carlyle Group – que resolveram apostar US$ 1 milhão na idéia. Além de Brosowksy, três jornalistas trabalham em tempo integral para atualizar o sítio. Há ainda a contribuição de freelancers, que recebem US$ 5 por cada resenha de artigo. A iniciativa, entretanto, não é nova. A Reader´s Digest foi, durante décadas, uma das revistas mais populares dos EUA por ter matérias curtas e de fácil leitura. Informações de Frank Ahrens [The Washington Post, 29/10/07].