Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Tablóides registram queda nas vendas

Em dezembro de 2007, o The Sun registrou, pela primeira vez em 33 anos, venda abaixo de três milhões de cópias diárias, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo Audit Bureau of Circulation. Os tablóides britânicos são os mais afetados pela queda de anúncios, o crescimento de sítios de notícias e a concorrência dos jornais gratuitos.

A venda total de jornais no Reino Unido caiu 2,5% no ano passado, com exceção do Financial Times, que registrou crescimento de 2,6% , para 450 mil cópias vendidas. O Sun, diário mais vendido no país, de propriedade do magnata de mídia Rupert Murdoch, não obteve sucesso, mesmo com a redução de seu preço de capa em Londres e na Escócia. O jornal, que em 1988 vendia 4,3 milhões de exemplares diários, segue perdendo leitores – embora continue rentável, com mais de US$ 200 milhões de dólares de lucro ao ano.

Gratuitos

As quedas não se restringiram ao Sun. O rival Daily Mirror também registrou queda de 1,5 milhão de cópias em dezembro. O News of the World, que já vendeu oito milhões de exemplares diários nos anos 50, também encolheu as vendas em 6%. De acordo com analistas do setor de mídia, o Sun e o Daily Mirror serão forçados em breve a considerar a distribuição gratuita.

Quase todas as edições dominicais de jornais tiveram queda nas suas tiragens no ano passado – algumas em mais de 10%. Até o Sunday Times, cujos lucros compensavam a queda de vendas das edições de dias de semana, perdeu 5% de seus leitores em 2007. Já os gratuitos registraram crescimento de 17%, aumento que analistas acreditam que possa ameaçar a sobrevivência do Evening Standard, que sofre concorrência direta deles por ser o único jornal vespertino pago em Londres. Informações da AFP [14/1/08].