Presente em 93% dos lares brasileiros, conforme dados do IBGE, a discussão sobre a influência política, cultural, social e econômica que a televisão exerce no país se faz premente. Trata-se de um veículo que está no cerne da transmissão de informações, de comportamentos, valores éticos e morais, além de ser formador de opinião nos mais diferentes assuntos da atualidade. Como reflexo dessa participação decisiva na vida das pessoas, cada vez mais se questiona o papel da televisão na sociedade contemporânea, como elemento de educação, cultura e inserção social.
Sobre este olhar, o Seminário realizado pelo SESC São Paulo – o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes e a TVE Brasil – pretende tratar o impacto das mídias eletrônicas e digitais na produção e distribuição de conteúdo. Em debate, os compromissos da TV com a pluralidade, a diversidade e a preservação da identidade dos diferentes grupos sociais e seu impacto na formação das mentalidades e comportamentos, além das questões tecnológicas e políticas da TV digital e do processo de criação na convergência das mídias.
Promotores: Sesc, Midiativa e TVE Brasil
Programação
18 setembro/2007 [terça-feira]
9h30 – Abertura
Beth Carmona
Produtora, jornalista e programadora. Diretora-presidente da TVE Brasil e das Rádios MEC. Sua experiência profissional passa pela TV Cultura de SP, Grupo Discovery na América Latina e Disney Channel, TVs educativas e culturais, no Brasil e na América Latina. É também fundadora e presidente da ONG MIDIATIVA – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.
Danilo Miranda
Filósofo e sociólogo, diretor do Departamento Regional do SESC SP; especialista em Ação Cultural pelo IMEDE – Management Development Institute, de Lausanne (Suíça); conselheiro do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundação Itaú Cultural, do MASP – Museu de Arte de São Paulo e do Art for the World – Suíça.
10h – Palestra
TV como veículo de educação e cultura
Em debate, os compromissos do produtor de TV com a pluralidade, a diversidade e a preservação da identidade dos diferentes grupos sociais; o fator cultural e seu impacto na formação das mentalidades e comportamentos; TV como porta-voz cultural e de cidadania. A experiência dos países.
Jacques Bensimon (Canadá)
Consultor internacional da Adajave Communications, conselheiro especial da ABPITV – Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão, presidente da Cinèmathéque Quèbécoise; foi presidente do National Film Board do Canadá e Diretor de Relacionamento Educacional TFO – TVOntario.
Germán Franco (Colômbia)
Historiador formado pela Universidade Nacional da Colômbia, produtor de cinema e televisão, diretor do programa de televisão Muchachos A Lo Bien e séries de TV cultural. Pesquisador de temas sobre jovens, violência e televisão. Diretor da produtora de televisão da Universidade de Antióquia em Medellín, Colômbia.
14h – Painel
O impacto da TV na Educação e nos comportamentos sociais
Em debate, a ética e a responsabilidade da produção televisa: classificação de horários, responsabilidade do Estado no fomento e produção de conteúdo; alternativas e limites da publicidade diante do impacto social do meio; controle democrático da programação; concentração da mídia e novos atores; opções de formato.
Fernando Almeida
Doutor em Filosofia da Educação e em Informática Aplicada à Educação. Autor do livro Educação e Informática; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, consultor da Microsoft e professor-pesquisador no Projeto de Formação de pesquisadores, doutores e mestres no convênio da PUC/SP e da Universidade Pedagógica de Moçambique.Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta.
Cremilda Medina
Jornalista; pesquisadora e professora titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); autora e organizadora de diversos livros na área de jornalismo.
Valter Sales
Diretor-executivo do SESCTV; Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com pós-graduação e mestrado em cinema (ECA-USP).
16h – Colóquio
Neide Duarte
Jornalista e Repórter Especial da TV GLOBO.
Ana Mercês Bock
Psicóloga; presidente do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2004-2007); professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação (PUC SP); autora de livros no tema de Psicologia Sociohistórica.
Maria Adelaide Amaral
Escritora e dramaturga.
19 setembro/2007 [quarta-feira]
9h30 – Painel
Identidade Cultural e Diversidade
Reflexão sobre o impacto dos modelos na formação da identidade nos diferentes grupos sociais e faixas etárias; padrões de consumo; diferenciação estética e novos formatos; segmentação da programação.
Renato Ortiz
Professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp.
Célio Turino
Mestre em História; habilitação em Cultura, Política e Cidades pela Unicamp; criador, formulador e implementador dos Pontos de Cultura e Secretário de Programas e Políticas Culturais do MinC.
Esther Hamburger
Crítica e ensaísta; PhD pela Universidade de Chicago; professora e chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); autora do livro O Brasil Antenado.
11h – Colóquio
Paulo Tavares
Diretor e produtor cinematográfico; coordenador do Ponto de Cultura ‘Espelho da Comunidade’, mantido pela ONG Oficina de Vídeo – TV OVO de Santa Maria – Rio Grande do Sul.
Lúcia Araújo
Jornalista; gerente-geral do canal Futura; chefiou programas jornalísticos da TV Bandeirantes, TV Cultura e TV Globo, além da coordenação das séries de documentários ‘3Xleila’ e ’50 anos de Brasil: a história de todos nós’ – GNT e o ‘Projeto Tom da Mata’ – FRM.
André Fisher
Jornalista; diretor e empresário do Mix Brasil.
14h – Painel
A quem servirá a TV Digital? Questões tecnológicas e de criação na convergência das mídias
Problematização social da TV digital: principais benefícios e dilemas; digitalização dos sinais e conteúdos; convergência de mídias; fortalecimento da indústria do audiovisual brasileiro na era digital; impacto sobre os hábitos televisivos; questões técnicas para os produtores de conteúdos; possibilidades de convergência; e uso cidadão.
Nelson Hoineff
Jornalista; crítico de cinema; produtor e diretor de televisão; presidente do Instituto de Estudos de Televisão – IETV; autor do livro TV em Expansão – Novas Tecnologias, Segmentação, Abrangência e Acesso na Televisão Moderna.
Leopoldo Nunes
Cineasta; diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine); ex-chefe de gabinete e secretário substituto do Audiovisual (MinC); ex-diretor de Patrocínios da Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República.
Tadao Takahashi
Diretor-geral do Instituto Sociedade da Informação e presidente do Conselho de Administração da ACERP/TVE Brasil.
16h – Colóquio
Marcelo Bressanin
Mestre em História pela Unicamp; assistente da Gerência de Ação Cultural do SESC SP para as áreas de Cultura Digital, Cinema e Vídeo; coordenador do Programa Internet Livre.
André Vaisman
Jornalista e diretor de criação da Play TV; ex-VP geral de operações da MTV Brasil; autor e roteirista do Programa Legal, da Rede Globo; diretor de redação das revistas Caos e Circuit.
Lacy Barca
Jornalista; doutora em Ciências pela UFRJ, com tese sobre televisão; gerente de Documentação e Pesquisa da TVE Brasil.
18h – Encerramento
Como se inscrever
Inscrições abertas até 13 setembro de 2007, ou enquanto houver vagas, no SESC Consolação [pessoalmente]: central de Atendimento de segunda a sexta, das 13h às 21h; sábados, das 10h às 17h – rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP. Pelo Portal SESCSP [para se inscrever nesta conferência você precisa estar logado no Meu SESC; se você não é cadastrado, clique aqui para cadastrar-se agora]. Ou pelo telefone (11) 3234-3066, de segunda a sexta das 10h às 20h. Mais informações pelo e-mail: conferencia@consolacao.sescsp.org.br