A Tribune Company anunciou esta semana a venda do jornal em língua espanhola Hoy New York para a ImpreMedia, importante editora de publicações em espanhol nos EUA. A companhia afirmou, entretanto, que manterá as publicações do Hoy em Los Angeles e Chicago.
A Tribune adquiriu o Hoy quando comprou a Times-Mirror Company em 2000. O jornal, junto com outro título da empresa, o Newsday, virou notícia após denúncias de que teria inflado números de circulação para valorizar seu espaço publicitário. O escândalo forçou a Tribune a separar US$ 90 milhões para ressarcir anunciantes que haviam pagado mais alto do que deveriam, com base nos índices de circulação verdadeiros.
O presidente da companhia, Scott C. Smith, afirmou em declaração que, ainda que o Hoy New York tenha apresentado progressos no ano passado, ‘nós não vemos um caminho de lucro neste mercado’. John Paton, executivo-chefe da ImpreMedia, que possui publicações em língua espanhola em outros 23 mercados, diz acreditar que sua empresa possa fazer dinheiro com o Hoy porque tem condições de reduzir os custos de distribuição.
Distribuição
A ImpreMedia possui uma rede estabelecida de distribuição na cidade de Nova York, onde publica o El Diario. Sob o comando da Tribune, o Hoy era impresso junto com o Newsday, na cidade de Melville, no estado de Nova York. Apenas uma pequena parcela de seus exemplares, entretanto, ia para Long Island e podia ser distribuída em caminhões do Newsday. A maioria das cópias do Hoy tinha que entrar na cidade de Nova York por meio de distribuidores terceirizados, o que encarecia a operação.
Sob o comando da ImpreMedia, o Hoy New York continuará a ser distribuído gratuitamente, e o El Diario continuará a custar 50 centavos de dólar. A combinação dos dois jornais, segundo a companhia, permitirá que os anunciantes alcancem o público mais jovem, que lê o Hoy, e leitores mais velhos, que preferem o El Diario.
Paton afirmou que abordou a Tribune sobre a venda do Hoy no ano passado. ‘Nós sabíamos que [o jornal] era um problema para eles, já que não tinham uma rede de distribuição efetiva em Nova York’, diz. A ImpreMedia também tentou, sem sucesso, adquirir as versões de Los Angeles e Chicago. Informações de Katharine Q. Seelye [The New York Times, 13/2/07].