Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

UFJF recebe inscrições para curso de especialização

O curso de especialização lato sensu em Comunicação Empresarial, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pioneiro neste segmento em instituições federais, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2008. Sua estrutura em disciplinas totaliza 420 horas, incluindo o projeto de conclusão, em um ano e meio de atividades.

Ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação em algumas das principais instituições do país como a UFJF, UFRJ, UFV, UERJ e Umesp, e profissionais do mercado RJ-SP-DF, o curso forma especialistas em Comunicação Empresarial para entender e atuar frente às demandas atuais na nova gestão dos negócios públicos e privados. Segundo o professor Boanerges Lopes, coordenador do curso, os alunos saem capacitados também para elaborar projetos e programas de comunicação capazes de possibilitar uma participação abrangente de suas organizações na realidade social brasileira.

O curso se propõe também capacitar os participantes a utilizar adequadamente os meios e tecnologias disponíveis e a entender e responder adequadamente às necessidades e funções dos mais diversos meios de comunicação. Além disso, as aulas irão proporcionar a utilização do potencial e dos efeitos positivos das comunicações nos momentos de crises, e nos planejamentos estratégicos.

O curso é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber pois conta com uma estrutura multidisciplinar que engloba disciplinas como Fundamentos de Comunicação Empresarial, Propaganda Institucional e Relações Públicas nas empresas, Modelos Comunicacionais contemporâneos, Planejamento Estratégico e Processo de Marketing, Cultura, Poder, Comunicação e Imagem Empresarial, Comunicação Digital e seus usos institucionais, Comunicação governamental e Comunicação nas Organizações Sociais.

Em dezembro de 2007, a coletânea ‘Gestão em Comunicação Empresarial’, foi publicada como uma das iniciativas do curso. Participaram professores e profissionais convidados. Com uma temática multidisciplinar, a obra relacionou reflexões desenvolvidas em sala de aula, a história e a realidade contemporânea da comunicação empresarial, algumas interfaces com áreas afins como a administração e marketing e mais possibilidades de provocações inovadoras e transformadoras nos âmbitos acadêmico e profissional. Segundo o jornalista e professor Carlos Chaparro, responsável pelo Prefácio da obra, o livro reflete a hipótese de que a burocrática disciplina de vinte anos atrás tornou-se área acadêmica e profissional de múltiplos saberes.

Para este ano, segundo o professor Boanerges, está prevista uma nova coletânea para o segundo semestre com textos de professores e alunos, tendo como tema central ‘Empreendimentos na área de Comunicação Empresarial’. Há uma rica variação de situações apresentadas nos trabalhos de conclusão de curso no final de 2007, envolvendo planejamento estratégico e de comunicação para empresas da região da Zona da Mata mineira, e também para outras localidades de Minas Gerais, e do norte do estado do Rio de Janeiro, além de pesquisas sobre novas discussões teóricas a partir de correntes fundamentais, preocupações éticas e legais e ferramentas que surgem com as tecnologias.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 50 e deverá ser paga junto com a entrega da ficha de inscrição (disponível aqui) e demais documentos na secretaria do curso, localizada na Faculdade de Comunicação do próprio campus da UFJF, 2º andar. Os critérios para seleção dos participantes serão entrevistas individuais e análise de currículo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (32) 3229-3607 ou (32)9118-9560.