A associação Brasileira de Imprensa lançou no dia 20 de agosto o projeto SOS Jornalista cujo objetivo é denunciar a impunidade de crimes contra a vida e o exercício da atividade por profissionais da imprensa.
As denúncias de impunidade serão publicadas no site da ABI após uma investigação previa e em seguida a entidade cobrará providências das autoridades competentes como policia, justiça e ministério público.
O projeto surgiu do quadro alarmante da violência contra jornalistas no Brasil. Somente em 2015, quatro profissionais de imprensa foram assassinados. Conforme levantamentos realizados pela Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj – outros 89 profissionais estão com suas vidas ameaçadas, sem qualquer proteção por parte do Estado.
O vice-presidente da ABI e presidente da Comissão de Liberdade de Expressão e Direitos Humanos da ABI, Paulo Jerônimo de Sousa, explica que a iniciativa é da ABI, mas a ideia é articular todas órgãos da categoria, como a Fenaj, o Movimento Viva Santiago, os sindicatos e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), além da parceria com o Ministério da Justiça.