No dia 5 de março de 1876, o Reino da Itália, isto é, a nação que havia surgido da unificação de um grande número de estados independentes, tinha somente 15 anos. Dos chamados ‘pais da pátria’, os responsáveis por essa unificação, dois ainda estavam vivos – o monarca Vittorio Emanuelle II (1820-1878, rei em 17/3/1861) e Giuseppe Garibaldi (1807-1882), este conhecido como ‘O Herói dos Dois Mundos’ por sua participação na Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul) e na luta contra o ditador argentino Juan Manuel Rosas. Os outros dois já haviam morrido: Giuseppe Mazzini (1805-1872) e Camilo Benson, o conde de Cavour (1810-1861).
Nesse dia também circulou o primeiro número do jornal Corriere della Sera, que rapidamente tornou-se o mais importante do toda a jovem Itália. Nessa época o país era pobre, estava acontecendo o grande êxodo daqueles que partiam para as Américas fugindo da miséria e da fome, procurando novas perspectivas e um futuro promissor.
O Corriere passou incólume por duas guerras mundiais e as mais de duas décadas da ditadura fascista. Nesse período não houve na Itália um jornalista que não tivesse orgulho e desejo em ver seus escritos publicados em letra de forma nas páginas do Corriere. Todos os grandes profissionais sentaram-se na redação da Via Solferino, que se tornou famosa por ser a sede do diário. A esses jornalistas juntaram-se tipógrafos, linotipistas, estenógrafos, secretárias, telefonistas etc, e todos fizeram e continuam fazendo parte de uma corrente diária que permite ao jornal chegar livre às bancas, não obstante o que esteja acontecendo ou quem esteja no comando do país.
Um trecho de seu artigo de fundo inaugural merece ser transcrito:
‘Público, queremos lhe falar claro… Nesse momento vocês não se deixam enganar por frases… A sua educação política está madura. A argúcia do espírito ainda o fascina, mas a ênfase lhe deixa frio e a violência o incomoda.’
Nada pode ser tão atual. Esse bom, honesto e corajoso jornalismo é o grande responsável pela longa existência sem perda de qualidade do Corriere della Sera.
Parabéns pelos seus 130 anos.
******
Jornalista