Nascido em Dois Córregos, no interior de São Paulo, em 31 de outubro de 1915, João de Scantimburgo fez seus estudos em Rio Claro. Foi lá que começou sua carreira como jornalista e exerceu o cargo de diretor do Correio de Rio Claro. Em 1940, Scantimburgo se mudaria para a capital, onde trabalharia primeiro na Rádio Bandeirantes e depois no jornal O Estado de S. Paulo e no Diário de S. Paulo. Após fazer parte da diretoria dos Diários Associados, ele comandaria ainda seu próprio jornal, o Correio Paulistano, que durou apenas seis anos.
Em 1960, um grande marco na sua carreira jornalística: Scantimburgo fez parte do grupo, liderado pela família Simonsen, que fundou a TV Excelsior em São Paulo, na qual ocuparia o cargo de presidente. Além de suas atividades como homem de imprensa, o jornalista fez mestrado em Economia, doutorado em Filosofia e Ciências Sociais e foi professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com 31 livros publicados, o jornalista ingressou na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1992.
Scantimburgo faleceu na madrugada de sexta-feira (22/3), aos 97 anos, na clínica onde estava internado, em São Paulo. Ele estava muito debilitado pela diabetes. Viúvo, deixa uma sobrinha.