A imprensa de narrativa irreverente foi bastante praticada no século XIX e início do século XX, chegando a contar, na Bahia, com mais de 50 títulos de jornais humorísticos entre os anos de 1800 a 1900. Desse conjunto de publicações, a jornalista Neuma Dantas escolheu como objeto de análise o jornal Foia dos Rocêro, em seu primeiro ano de publicação (1899/1900), periódico humorístico de crítica política, publicado pela primeira vez em agosto de 1899, em Salvador, e que perdurou até o ano de 1968. O resultado é a publicação do livro “Foia dos Rocêro: Crítica política e humor na imprensa baiana do século XIX”.
As principais características do antigo jornal de Salvador são a linguagem caipira, o uso de pseudônimos, as ilustrações e o estilo satírico voltado para criticar a política do governo de Luiz Vianna (1896/1900).
A pesquisa contribui para a formação da memória do jornalismo baiano e brasileiro, demonstrando o uso da linguagem satírica e sua relação com o rito político na virada do século XIX para o XX.
Sobre a autora
A jornalista Neuma Dantas, nascida em Mundo Novo (BA), vive em Salvador desde 1975. Diplomada em Letras Vernáculas e Comunicação Social-Jornalismo, a autora é pós-graduada com mestrado em Comunicação e Política pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes) da FACOM/UFBA.