Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalista e ex-guerrilheiro

O jornalista e ex-guerrilheiro Ottoni Guimarães Fernandes Júnior, assumiu o cargo de diretor internacional da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) em março deste ano. Antes disso, exerceu importantes cargos na imprensa. Foi diretor da Gazeta Mercantil, redator-chefe da revista IstoÉ e editor da revista Exame. Ottoni também trabalhou como professor de Física na Universidade de São Paulo (USP).

O jornalista foi secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, entre 2007 e 2010. Ottoni também foi diretor de Comunicação do Instituto Lula.

Escreveu o livro O Baú do Guerrilheiro – Memórias da Luta Armada, lançado em 2004, sobre a resistência armada à ditadura militar. Ex-guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional (ALN), ficou preso de 1970 a 1976.

O jornalista morreu ontem de infarto, na Patagônia, Argentina. A ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, lamentou a perda do profissional. “A TV pública brasileira perde um importante colaborador, os jornalistas um grande companheiro, e as futuras gerações um exemplo de caráter, seriedade e amor ao Brasil”, disse a ministra em nota.

O corpo de Ottoni será transportado para o Brasil, onde será sepultado, em Brasília, na quarta-feira.

Leia também

Ex-guerrilheiro abre baú de memórias – Leticia Nunes [entrevista ao Observatório da Imprensa publicada em 30/03/2004]