O Yahoo e a CNBC anunciaram na semana passada uma parceria para compartilhar conteúdo. O portal de internet está em busca de mais conteúdo original, enquanto a emissora especializada em notícias sobre o mercado financeiro quer ampliar sua presença digital. Como parte do acordo, vídeos da CNBC serão colocados na homepage do Yahoo, em seu site de finanças e em outros sites de sua rede.
As duas companhias planejam ainda produzir, juntas, uma série de vídeos que serão veiculados tanto no Yahoo quanto no site da CNBC. Repórteres do portal também irão contribuir com conteúdo para a emissora. Não foram divulgados detalhes financeiros da parceria, mas as empresas disseram que irão compartilhar a receita publicitária.
Expansão
Esta é a segunda vez que o Yahoo investe em um acordo deste tipo. Em outubro, o portal já havia fechado uma bem sucedida parceria com a ABC News. “Tem sido uma parceria de tremendo sucesso, fortalecendo a empresa digital, a emissora e também os anunciantes”, afirmou Mickie Rosen, vice-presidente sênior do grupo de mídia global do Yahoo. Segundo ele, a parceria com a CNBC “é um acordo similar em outra categoria extremamente importante”.
A competição entre os sites especializados em notícias de finanças só cresce nos EUA. Ainda que a página do Yahoo venha se mantendo como o site de maior tráfego, com 37,5 milhões de visitantes únicos em maio, ela enfrenta cada vez mais competição de sites de veículos tradicionais e de novas empresas de comunicação exclusivas da web. A CNBC, por outro lado, é o 11º site de notícias financeiras do país, com 6,5 milhões de visitantes únicos, de acordo com dados da ComScore.
As empresas dizem ter noção de que, para se destacar, precisavam desenvolver mais conteúdo original e lançar mão de coberturas mais amplas, indo de notícias de mercado a perfis de executivos. A previsão é que a parceria atinja 40 milhões de visitantes únicos nos EUA. Informações de Emily Steel [Financial Times, 13/6/12].