A capa de julho da revista Scientific American, com o título “A Evolução da Cooperação”, traz o desenho de uma cabeça humana com o cérebro formado pela foto de várias pessoas juntas. A capa de 19 de abril de 2009 da New York Times Magazine traz exatamente a mesma imagem. Ambas as artes são de autoria do fotógrafo Stephen Wilkes. A única diferença está na cor dos corpos que ilustram o cérebro: na Scientific American, as roupas são azuis; na revista do Times, verdes.
Wilkes diz que não se trata de “autoplágio”. Segundo ele, a revista científica pediu que repetisse seu próprio trabalho para a capa. “Eles sabiam que era do New York Times. Não é como se eu tivesse tentado vendê-lo para eles como algo novo. Está dentro da minha licença artística”, justificou.
A editora-chefe da Scientific American, Mariette DiChristina, afirmou que a cópia não é algo novo ou incomum. Segundo ela, revistas costumam publicar “trabalhos preexistentes” de fotógrafos. No caso da arte de Wilkes, diz ela, “nós tínhamos uma ideia similar [à capa da New York Times Magazine], mas vimos que havia sido executada de uma forma adorável por uma publicação semanal não vendida separadamente e lida por um público não-especializado”. As informações são de Sarah Amandolare [Salon, 29/6/12].