Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Acesso a conteúdo de entretenimento dispara

Um estudo feito pelas empresas Millenial Media e comScore revela que o consumo de celulares para diversão aumentou 82% de 2011 para 2012, superando o aumento de 55% no uso de smartphones. É uma boa notícia para estúdios, marqueteiros e anunciantes: embora as pessoas estejam diminuindo o uso dos celulares em casa, estão recebendo mais conteúdo do que nunca em seus aparelhos. Mais de 40% dos usuários de celulares têm smartphones e 80% dos usuários de conteúdo de entretenimento têm smartphones.

Downloads de música, filmes, shows de TV e e-books são o maior segmento das compras digitais – 47% dos usuários de celular compraram um entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011. Ingressos para concertos, cinema e outros eventos aparece em terceiro lugar, com 35% dos compradores adquirindo pelo menos um. No total, os gastos com o segmento de entretenimento cresceram 133% durante o ano, ficando em nono lugar na categoria. A tecnologia, disparando para 698%, ficou em primeiro.

Também há espaço para o crescimento de gastos. A grande maioria dos conteúdos de entretenimento acessados era do tipo de promoções especiais, criadas com o objetivo de divulgar um filme ou um show de TV para estrear. É claro que uma promoção bem-sucedida frequentemente leva a compras posteriores, embora estas sejam mais difíceis de mensurar. “Acho que a tendência a que assistimos é que os estúdios e outros anunciantes de entretenimento estão usando celulares para atrair consumidores em todas as etapas do funil de compra”, diz Marcus Startzel, diretor da Millenial Media para a América do Norte. “Isso significa vendas diretas por meio de celulares, mas também inclui passos como campanhas para divulgar pré-estreias e anunciar próximos shows na TV. Além disso, vemos estúdios desenvolverem aplicativos para acompanhar os principais lançamentos e depois fazerem campanhas por celular para adoção.”

Quanto aos telefones utilizados pela maioria dos consumidores de conteúdo de entretenimento, os aparelhos da Android superaram o Apple iOS pela primeira vez em 2011, com 47% de uso. O iOS ficou em segundo, com 33%, e o BlackBerry em terceiro, com 16%. 22% dos consumidores de conteúdo usaram tablets. “O crescimento dos tablets é atualmente uma das tendências mais excitantes dos celulares”, diz Startzel. “Os consumidores têm hábitos de consumo diferentes com tablets e os anunciantes têm um escopo mais abrangente para atrair usuários.” Informações de Jordan Zakarin [The Hollywood Reporter, 30/8/12]