O estatístico Nate Silver, do New York Times, previu com antecedência não somente a vitória de Barack Obama, mas também o resultado da eleição em todos os 50 estados. Nos dias finais da corrida eleitoral, Silver antecipou o resultado de todos os colégios eleitorais americanos, 332 para Obama e 206 para Mitt Romney.
Ele já tinha conquistado reconhecimento com seu blog, FiveThirtyEight.com, durante as eleições de 2008, no qual escrevia com o pseudônimo “Plobano” e havia acertado as previsões sobre os resultados. O sucesso foi tanto que desde 2010 o blog faz parte do site do NYTimes e algumas de suas previsões são publicadas na versão impressa do jornal. Antes de ser um analista de política, o estatístico já havia desenvolvido um modelo matemático para prever a performance de jogadores e times de baseball.
Para chegar às previsões políticas tão exatas, ele se baseia nas pesquisas eleitorais, na análise demográfica do país, nos seus modelos matemáticos e na interpretação de dados em geral. Assim, na era de grande quantidade de informações, ele acredita que os dados estatísticos podem prever o destino dos homens.
No entanto, o próprio Silver diz que seus modelos não são à prova de falhas. Aponta para isso o fato de que os EUA não conseguiram prever os ataques de 11 de setembro de 2001, nem antecipar a crise econômica. Também chama atenção para as previsões erradas para o resultado das eleições americanas de 2000, nas quais, ao contrário das expectativas, George Bush venceu o democrata Al Gore. Para Silver, o principal desafio daqueles que tentam prever o “futuro” seria, então, saber como separar a verdade dos ruídos que nos distraem dela. Informações de Luke Harding [The Guardian, 7/11/12].