A Newsweek talvez tenha sido a revista mais importante que passou a ter acesso exclusivo pela internet, mas provavelmente não será a última. Por esse motivo, a Alliance for Audited Media – AAM – novo nome do escritório de verificação de circulação – aprovou novas orientações a serem seguidas por publicações impressas que passem a circular apenas na internet.
As novas orientações, adotadas na reunião da diretoria da AAM de 14 a 16/11, nos EUA, determinam que quando uma publicação fizer essa transição deve dar a seus assinantes as seguintes opções: receber a assinatura digital; converter sua assinatura na assinatura de outra publicação impressa; ou ser ressarcido na quantia referente ao restante da assinatura. O anúncio do fim da versão impressa da Newsweek catalisou a decisão, disse Neal Lulofs, vice-presidente do setor de Planejamento e Comunicação da AAM. “A realidade é que o mercado editorial está mudando muito rapidamente e a diretoria da AAM queria ter certeza de acompanhá-lo e estar preparada para responder a esse tipo de mudanças no futuro”, disse Lulofs.
Além disso, a AAM pretende endurecer as exigências de divulgação de circulação por parte dos editores. Em resposta às pressões que recebeu de compradores de publicações, a diretoria da AAM concordou em solicitar às revistas americanas de circulação superior a 250 mil exemplares que forneçam informação, edição por edição, ao seu relatório Rapid Report. O relatório tem sido um trabalho voluntário desde que foi criado, em 2006, e tem participação irregular. Algumas editoras demoram meses para enviar informações ou não enviam informações referentes a todas as edições. “Os compradores de publicações têm pressionado a nossa diretoria no sentido de exigir as informações”, disse Lulofs, acrescentando que “a diretoria reconhece a necessidade de seguir em frente e a disponibilidade de informações de periodicidade é, com certeza, uma exigência”.
A AAM deverá solicitar das editoras que cumpram as atuais recomendações, que pedem que publicações semanais forneçam informações de circulação sobre sete semanas após uma edição ter esgotado e que publicações mensais forneçam informações 10 semanas depois que uma edição tiver esgotado. A nova exigência referente a informações entrará em vigor em julho de 2013, se aprovada na reunião final de março. Informações de Emma Brazilian [Adweek, 20/11/12].