O príncipe Alberto de Mônaco foi indenizado pelo jornal inglês Sunday Times por este ter feito “alegações sérias e difamatórias” de que o príncipe possui um casamento de conveniência com Charlene Wittstock. O príncipe processou o jornal do grupo News International após a publicação de um artigo em julho de 2011, exigindo uma indenização de mais de 300 mil libras (em torno de R$ 970 mil). No entanto, o valor exato do acordo ainda não foi divulgado. O jornal também pagará os custos jurídico do príncipe.
Rupert Earle, advogado que representa o Sunday Times, disse que o jornal ofereceu “suas sinceras desculpas pelos danos,assim como pela angústia causada”. Em uma declaração lida na corte, também constava que o jornal havia falsamente acusado o príncipe Alberto de “ter feito vistas grossas para a corrupção de membros do governo, e ter feito nada para inibir as atividades de mafiosos e lavadores de dinheiro em seu principado”.
O artigo foi publicado em 3/7/11, dois dias depois do casamento do casal. Ele erroneamente afirmou que a esposa do príncipe aceitou se casar porque ele a havia pago dinheiro para participar da cerimônia de casamento, mesmo após ela descobrir que o príncipe teve um filho com outra mulher durante seu relacionamento.
O príncipe a princesa alegam que a história lhes causou dano, angústia e envergonhamento. O juiz Eady, que presidiu o caso na alta corte, disse que o artigo também alega erroneamente que o príncipe concedeu moradia em Mônaco para estrangeiros cujos amigos poderiam divulgar segredos sobre sua vida amorosa. “O jornal também o acusou de confiscar o passaporte da princesa para impedi-la de sair de Mônaco e forçá-la a casar-se com ele pelas aparências”, disse o advogado do príncipe, Mark Thomson.
Ainda segundo o advogado, o Sunday Times divulgou que a princesa Charlene tentou fugir do principado porque havia descoberto um filho do príncipe com outra mulher, que aceitou relutantemente o casamento em troca de dinheiro e com esperanças de “obter uma anulação após certo tempo”. “Nenhuma dessas alegações são verdadeiras”, disse Thomson na declaração acordada com o jornal. “O artigo causou tristeza e vergonha nos recém-casados”, completou.
O príncipe também possui um segundo processo contra o Sunday Times, pela publicação do artigo na versão francesa do jornal. Segundo a imprensa francesa, príncipe Albert reivindica 100 mil libras (em torno de R$ 320 mil) e uma advertência jurídica contra oSunday Times inglês, a edição francesa, três outros jornais franceses e o Monaco Matin Express. Uma audiência foi marcada em Paris. Informações de Lisa O'Carroll [The Guardian, 15/1/13].