Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Toronto Star compra software de detecção de plágio

Dois casos de plágio no Toronto Star recentemente pediram ação séria, segundo a ombudsman Kathy English. A repórter Madhavi Acharya-Tom Yew pegou dados de uma matéria do Globe and Mail e agora o ex-diretor da escola de Toronto, Chris Spence, plagiou um editorial. Spence renunciou depois que leitores e repórteres descobriram que seu outro trabalho publicado, incluindo sua tese de doutorado, continham muito material copiado.

Na opinião de Kathy, entretanto, o material de Madhavi não foi “deliberadamente desonesto”. Ela escreveu sobre a tomada da Alliance Films pela Entertainment One e não entrevistou nenhuma fonte. Sua matéria, de 10 parágrafos, foi escrita inteiramente com informações de agências e de arquivos do jornal, assim como um artigo escrito pelo repórter Steve Ladurantaye, do Globe and Mail, e publicado online.

O jornal comprou agora um software de detecção de plágio que irá “facilitar uma investigação mais completa do trabalho de Madhavi e para ser usado sempre que forem recebidas acusações de plágio”. O Star também está investigando o trabalho de Spence quando ele renunciou. Informações de Andrew Beaujon [Poynter, 14/1/13].