Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornal cria banco de dados em parceria com governo

O jornal norte-americano Dallas Morning News criou o projeto de um “mapa do crime” em parceria com um órgão governamental. Através do financiamento da Fundação Knight, o jornal e o Conselho de Governos do Centro-Norte do Texas irão desenvolver um site que cobre os crimes ocorridos em cinco condados do estado. O plano é que o site divulgue as informações diariamente em um mapa, junto com alertas para seus usuários, e possua um código aberto, o que torna o projeto potencialmente replicável por outros jornais.

“Em essência, somos especialistas em comunicação e eles são especialistas em aquisição de informação policial”, diz Daniel Lathrop, editor de aplicações jornalísticas do Morning News. “O que estamos fazendo é juntar isso”.

Mapas do crime não são uma novidade, mas, na maioria dos casos, a maior dificuldade é procurar, selecionar e compilar as informações da polícia. O Morning News está contornando este problema ao ir direto à fonte dos dados. O Conselho de Governos do Centro-Norte do Texas é responsável por compartilhar e manter informações de diferentes jurisdições através do seu Portal de Análise Policial.

Acesso público

George Rodrigues, vice-presidente do Morning News, diz que não vê a parceria com o órgão governamental como portadora de conflito de interesses, argumentando que não é diferente da maneira como repórteres trabalham com outras agências para obter informações públicas. “Se podemos divulgar as notícias de uma forma acessível, fácil, rápida e conveniente, penso que [os leitores] apreciarão isso. Penso que deveríamos fazer mais coisas assim. Só colocar palavras em nossos jornais não é mais suficiente”, afirmou.

Randy Hunt, funcionário do Portal de Análise Policial, explica que sua função principal é facilitar o compartilhamento de informações entre a polícia e o estado. Para que as agências funcionem em conjunto, elas precisam das mesmas informações (registros de prisão, relatórios de incidentes e despachos) em formato universal. Segundo Hunt, trabalhar com o Morning News irá criar um jeito fácil e amigável de acesso público a essas informações.

O que o Conselho de Governos faz, diz Lathrop, é ajudar no processo de aquisição de informações. Ele diz que está animado em desenvolver um aplicativo que pode ser usado por diferentes jornais do país. “Nós conseguiremos usar isso para descobrir tendências e histórias que vão além do crime”.