Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Projeto divulga estudos acadêmicos com linguagem jornalística

Um projeto que reúne academia e jornalismo pode acabar com o mito de que acadêmicos não sabem escrever de maneira simples e estão sempre perdendo prazos. O The Conversation UKtem como objetivo relacionar pesquisas e estudos acadêmicos a notícias. No primeiro mês de funcionamento, alguns prazos foram perdidos e nem todos os artigos foram sucesso de audiência – nada muito diferente do que acontece em qualquer outro site noticioso.

Segundo o idealizador do projeto, Stephen Khan, na maior parte, a equipe de editores, que fica na City University, em Londres, trabalha com acadêmicos para criar uma série de artigos sobre temas diversos: os protestos na Turquia, câncer de garganta, a guerra contra a Wikipedia e a herança viking dos europeus modernos são alguns exemplos.

O site busca ampliar a compreensão de assuntos-chave e eventos que moldam a vida moderna. Foi lançado na Austrália, há dois anos, e agora funciona no Reino Unido como um projeto-piloto de seis meses. Todo o conteúdo é produzido por acadêmicos registrados – especialistas em seu campo de estudo – e editado por jornalistas experientes. Os recursos para o projeto no Reino Unido vêm de 13 universidades e um grupo de conselhos.

Todo o conteúdo é gratuito para leitura e compartilhamento. Inevitavelmente, isso gerou preocupações em alguns veículos tradicionais. No entanto, o site sempre deixou claro que não tem o objetivo de substituir o jornalismo tradicional, mas sim aproveitar uma fonte que é geralmente subutilizada. No setor acadêmico há muitos especialistas e muitos estudos são de universidades públicas. Em um mundo no qual notícias e opiniões estão disponíveis o tempo todo, o site reúne um grupo de pessoas que estão qualificadas para comentar assuntos atuais.