O jornal britânico Financial Times instituirá mudanças na produção de sua versão impressa no que aparenta ser o penúltimo passo para se tornar uma publicação exclusivamente online. Uma longa declaração do editor-chefe, Lionel Barber, foi enviada aos funcionários do jornal na semana passada e diz que o FT planeja “lançar uma única edição impressa global no primeiro semestre de 2014”.
Na prática, isso significa que o jornal deixa de ser uma publicação de “notícias”, sem os plantões noturnos. “O estilo de produção dos jornais da década de 1970 está morto”, escreveu Barber. “No futuro, nossa versão impressa irá derivar da oferta de notícias online, e não o contrário”. Em vez disso, o conteúdo pré-planejado do jornal irá focar em análises “dos principais assuntos do dia”.
Foco digital
Segundo Barber, os jornalistas “irão publicar histórias para conseguir o pico de visualizações na web e não para cumprir prazos de entrega”. O jornal irá adotar um estilo de boletim de notícias, preservando sua fidelidade com o jornalismo investigativo.
Barber e seus executivos acreditam que as mudanças irão fortalecer e preservar o formato impresso do FT. Segundo eles, a publicação terá as qualidades de uma revista e o foco estará em aprofundar as informações disponíveis no website.
Barber, que está no cargo há sete anos, supervisionou diversas mudanças na produção do jornal desde que adotou a estratégia de focar na edição digital. O FT foi pioneiro em seu plano de assinaturas de conteúdo digital e gozou de considerável sucesso desde então. No ano passado, o número de assinaturas online do jornal superou o de assinaturas impressas.