Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Impacto das redes sociais nas vendas ainda é pequeno

O impacto de sites como Twitter e Facebook sobre as vendas online na semana da Black Friday, dia de descontos gigantescos nos EUA, é quase nulo, afirmou a IBM, que pelo segundo ano consecutivo rastreou o tráfego e as vendas de cerca de 800 sites de comércio eletrônico. Apenas 1% das visitas a sites de e-commerce nos EUA na semana passada vieram a partir de redes sociais. E apenas uma pequena fração deste 1% acaba, de fato, comprando alguma coisa.

No ano passado, a IBM afirmou que a porcentagem de vendas online atribuídas a redes sociais durante a Black Friday foi de apenas 0,34%. Este ano, a companhia não divulgou o número exato, mas afirmou que o resultado foi bastante parecido. “Como não houve uma mudança grande, não achamos a tendência interessante”, afirmou uma representante da IBM para justificar por que a empresa não iria divulgar os números.

A IBM rastreia visitas vindas a partir de redes sociais com base no chamado “último click”, o que significa que o comprador navegou diretamente da rede social para a loja virtual, sem passar por outros sites no meio do caminho. Se, por exemplo, o internauta viu no Facebook um anúncio de um produto que o interessou, mas em vez de seguir direto para o site do produto resolveu fazer uma busca sobre ele no Google, o Facebook não aparece na contagem.

“Eu não acho que a conclusão é que a [mídia] social não é importante”, disse Jay Henderson, diretor de estratégia da IBM. “Mas, até agora, ela não se provou eficaz em direcionar tráfego aos sites [de compras]”. De qualquer modo, os anunciantes continuam a injetar dinheiro no Facebook com o objetivo de fazer marketing direto.