O projeto jornalístico do fundador do site eBay, Pierre Omidyar, em parceria com Glenn Greenwald, que publicou muitos dos principais furos sobre os vazamentos de Edward Snowden, irá se chamar First Look Media (FLM) e terá uma “robusta cobertura” de política, temas governamentais, esportes, entretenimento e estilo de vida, artes e cultura, negócios, tecnologia e reportagens investigativas. A FLM, que recebeu investimento inicial de US$ 50 milhões, reunirá diversas entidades, incluindo uma empresa de tecnologia cujo lucro financiará o novo site. Omidyar pretende investir no total US$ 250 milhões; os recursos iniciais seriam usados para abrir escritórios em Nova York, São Francisco e Washington.
Segundo o professor da Universidade de Nova York Jay Rosen, que irá se juntar à iniciativa, existem diversos tipos de parcerias entre entidades com e sem fins lucrativos no jornalismo, mas a criação da FLM foi diferente. “Aqui a operação de jornalismo é sem fins lucrativos, alojada em uma empresa-mãe que pode ter outras entidades”, explica.
Novo modelo de negócios
O jornalismo como serviço público, orientado por uma missão, sempre foi subsidiado por algo, seja publicidade, outros tipos de notícias, doadores para uma organização sem fins lucrativos (como a ProPublica) ou um negócio relacionado e rentável como os terminais da Bloomberg que subsidiam a Bloomberg News. Já a FLM traz uma outra fonte de apoio possível: lucros de uma empresa focada especificamente na tecnologia de produção, distribuição e consumo de notícias, opiniões e informações.
Em 2004, Omidyar fundou com sua mulher, Pam, a Rede Omidyar [Omidyar Network]. De lá para cá, já patrocinou diversas organizações que trabalham com mídia e transparência. Em 2010, criou e ajudou a construir o site Honolulu Civil Beat, que faz reportagens sobre temas de interesse público ao mesmo tempo em que permite aos cidadãos manterem-se informados sobre questões do governo.
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