Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

TV nos EUA evita debate sobre aquecimento global

Um levantamento realizado pela organizaçãoFAIR, Clareza e Precisão na Reportagem, mostrou que os principais canais de notícias americanos não discutiram em 2013 as mudanças climáticas. De acordo com a FAIR, apesar de reportagens sobre mudanças extremas no clima terem dominado a mídia neste ano, as redes de notícias quase não mencionaram a influência humana nestes fenômenos.

De janeiro a setembro de 2013, os telejornais CBS Evening News, NBC Nightly News e ABC World News levaram ao ar, juntos, 450 segmentos sobre questões climáticas. Porém, de acordo com a FAIR, apenas 4% dessas reportagens mencionaram os termos “mudanças climáticas”, “aquecimento global” e “efeito estufa”.

Aquecimento global

Há tempos, a cobertura sobre as mudanças no clima tem sido escassa na mídia americana. Relatórios similares sobre a negligência da mídia no debate sobre o aquecimento global surgiram nos dias após o furacão Sandy, no ano passado, quando os canais CNN e Fox News praticamente não citaram as mudanças climáticas.

A Fox News, inclusive, já foi criticada diversas vezes pornegar a influência humana nas mudanças no clima e, segundo um estudo realizado em agosto, quanto mais os telespectadores assistem a notícias em veículos conservadores, mais propensos estão a se tornar céticos sobre a ciência climática.

***

Leia também

‘LATimes’ não publicará cartas que negam mudanças climáticas