O Facebook lançou na semana passada (3/2) o Paper,aplicativo para iPhone que oferece ao usuário uma forma mais fácil e atrativa de visualizar seu feed de notícias e descobrir novos conteúdos. O aplicativo tem uma interface mais simples, sem botões e menus, e introduz ao feed de notícias uma série de páginas que podem ser personalizadas de acordo com os interesses do usuário.
O Paper é mais um dos esforços do Facebook para levar a seus membros mais conteúdo relevante e menos vídeos virais de gatos e bebês. A rede social trabalhou em conjunto com cerca de 40 produtores de conteúdo jornalístico, como New York Times, Wall Street Journal e Associated Press, para aperfeiçoar a forma como os artigos são visualizados no aplicativo.
Mudança no algoritmo
Em dezembro, a companhia realizou uma mudança no algoritmo que determina o que as pessoas veem no feed de notícias para dar mais destaque a conteúdo considerado “interessante”, como sites de notícias de “alta qualidade”, e menos destaque a vídeos virais, com o objetivo de tornar o serviço mais atraente aos usuários.
A mudança na forma como as pessoas veem o conteúdo no feed de notícias do Facebook está afetando diretamente sites de conteúdo viral, que viram o tráfego direcionado para as suas páginas declinar. Um estudoconduzido pelo centro de pesquisas Pew mostrou que sites que se baseiam em conteúdo viral recebiam cerca de 80% do seu tráfego através do Facebook, enquanto sites de notícias tradicionais recebiam cerca de 50%. Após a mudança do algoritmo, alguns sites, principalmente os de notícias virais, tiveram uma queda relevante no seu tráfego via Facebook.