A organização de jornalismo investigativo ProPublica lançou um banco de dados online que contém tanto dados adquiridos pela lei americana de liberdade de informação (FOI), que serão grátis, como “conjuntos de dados premium” que custarão cerca de 200 dólares para jornalistas.
A venda de pacotes de dados é uma forma da ProPublica, que funciona como um site sem fins lucrativos, obter receitas para financiar a produção de reportagens investigativas. A organização oferece pacotes de 200 dólares para jornalistas até dois mil dólares para pesquisadores acadêmicos. Segundo a ProPublica, os usuários poderão ter acesso a uma amostra do material antes de comprar o pacote.
Recurso valioso para jornalistas
Em um post no siteda organização, Scott Klein, editor de novos aplicativos, e o repórter de dados Ryann Grochowski Jones descreveram a plataforma como “uma nova maneira da ProPublica compartilhar o seu conjunto de dados e sustentar o trabalho do site”.
De acordo com o pronunciamento, o material que está sendo disponibilizado será um recurso valioso para a comunidade jornalística, e o fato dos dados já terem sido analisados e preparados irá poupar os repórteres e pesquisadores de meses de trabalho.