Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A importância das notícias para o sucesso do microblog

O Twitter nunca vai ser uma organização de notícias. A afirmação é, curiosamente, da chefe de notícias e parcerias jornalísticas do próprio Twitter, Vivian Schiller. “Não temos repórteres, não temos editores e nunca os teremos”, disse ela em entrevista publicada pela revista Time no início de março.

No ano passado, o Twitter revelou seus esforços para fortalecer suas relações com a indústria de mídia – que contribui com uma vasta quantidade de conteúdo online para as populares redes sociais. O anúncio da criação do cargo de chefe de notícias fazia parte destes esforços. Vivian deixou a NBC News em janeiro para ser a primeira ocupante do posto.

Na entrevista à Time, ela falou sobre a importância das notícias e das organizações de notícias para o Twitter, e sobre a necessidade do microblog procurar novas formas de oferecer para os meios de comunicação análises e estatísticas.

Ao ser questionada sobre a possibilidade do Twitter passar a enviar aos usuários uma triagem das notícias, parecida com a realizada pelo Facebook semanalmente, Vivian afirmou que o microblog não tem interesse em escolher as notícias e o conteúdo que seus membros acessam quando estão conectados. Ainda assim, ela acredita que o Twitter desempenha um papel importante no direcionamento de tráfego online para os veículos jornalísticos e pode ajudá-los em todo o processo de produção das notícias – desde a busca por fontes e testemunhas para uma matéria até o uso do microblog como plataforma de divulgação.

Parceria e cooperação

Recentemente, o Twitter apresentou baixo crescimento no número de usuários nos EUA. Vivian reconhece o papel das organizações de notícias para o o sucesso do microblog. Para ela, o estímulo ao conteúdo de qualidade aumenta não apenas o número de usuários, mas sua atividade na rede social. Um dos principais objetivos de sua equipe é fazer com que esse papel seja mais importante ainda.

Segundo Vivian, ao ajudar as organizações de notícias a descobrir novas informações e tendências dentro do microblog, eles também estão ajudando os consumidores, o que é bom para a indústria de notícias, bom para os jornalistas, bom para as organizações jornalísticas e, no fim, bom para o Twitter, já que isso vai ajudar a atrair novos usuários.

“O Twitter mudou profundamente o modo como eu consumo as notícias. O modo como eu consumo notícias, o modo como eu me relaciono com elas, o modo como eu as descubro, o modo como eu, honestamente, reporto as notícias, ainda que sejam apenas um boletim de informações da minha própria vida – e se isso for notícia para alguém, cabe a este alguém decidir. Uma das coisas que me animaram para vir trabalhar no Twitter é que a notícia já é algo tão central na experiência do Twitter que eu queria ajudar a fazê-la ainda mais importante”, resume.