Ao ser perguntado sobre o que o levou a deixar um cargo de prestígio no Washington Post para criar o site Vox.com, o jornalista Ezra Klein respondeu que, no jornal, ele se sentia atrasado não apenas pela tecnologia, mas pela cultura do jornalismo impresso diário. Klein queria criar algo completamente novo, e por isso saiu do Post, junto com dois colegas, para fazer parte da Vox Media, um império digital que também inclui os site SB Nation e The Verge.
Muitas das novas organizações digitais de notícias americanas construíram seu sistema de gerenciamento de conteúdo com a internet em mente, diferente dos sites dos jornais impressos. Essa estratégia acaba produzindo uma fusão mais orgânica entre o jornalismo e a tecnologia. O resultado é que publicações como o Vox, a Vice e o site The Intercept estão atraindo para seus projetos uma grande mistura profissional: membros da nova geração, guiada pela tecnologia, agora trocam experiências com jornalistas veteranos – o ex-editor-executivo do New York Times Bill Keller, de 65 anos, mudou-se para uma startup de jornalismo sem fins lucrativos.
Chorus
O Vox foi apresentado no início de abril, e o que mais chamou a atenção foi seu sistema de gerenciamento de conteúdo – que leva o nome de Chorus. A ferramenta permite que os jornalistas editem e ilustrem seu material de uma maneira visualmente diferente, promovam seu trabalho nas mídias sociais e interajam com seus leitores. Até mesmo os concorrentes teceram elogios ao sistema. O site TechCrunch escreveu uma carta de amor ao Chorus, em que chama a ferramenta de “a próxima geração tecnológica”.
Segundo Jim Bankoff, chefe-executivo da Vox Media, a praticidade do Chorus funciona também como uma ótima ferramenta de recrutamento. “Para essa geração que cresceu no mundo digital, ter a ferramenta correta para exercer os seus projetos é essencial. Ser capaz de oferecer a eles a melhor plataforma possível para que alcancem os seus objetivos é uma ótima vantagem.”
Assim como Ezra Klein, os fundadores de outros sites que fazem parte do império digital da Vox confirmam que o Chorus foi crucial nas suas decisões de se juntar à empresa. Josh Topolsky, editor-chefe do The Verge, chegou à companhia em 2011, após sair frustrado do site Engadget, uma publicação sobre tecnologia da AOL, por causa dos limites impostos pelo sistema de computação. Ele tinha a ideia de criar um site que pudesse realizar uma cobertura profunda do mundo científico integrando, ao mesmo tempo, novos elementos de design. Após uma extensa busca, decidiu que o Chorus era sua melhor opção.
Um outro fator importante do Vox, e que pode ser primordial para a sua sobrevivência a longo prazo, é que seu formato atrai atenção diretamente para o site, assim ele não precisa recorrer a recursos como manchetes provocativas para gerar tráfego através do Twitter ou Facebook.