A cada dia que passa, a Vice Media confirma que está em plena ascensão. A empresa canadense, que começou como uma revista alternativa em Montreal, tornou-se um site de notícias, passou para a TV (em parceria com a HBO) e, mais recentemente, lançou o canal online Vice News, recebeu nas últimas semanas um total de 500 milhões de dólares em investimentos – 250 milhões da Technology Crossover Ventures e 250 milhões da A+E Network. O valor de mercado da companhia já chegou a mais de 2,5 bilhões de dólares.
Com todo esse dinheiro, o objetivo dos executivos da Vice é crescer para todos os lados: online, TV, filmes e aplicativos para aparelhos móveis. Para entender melhor essa ambição de crescer é preciso separar a empresa em duas companhias diferentes: a Vice como empresa de mídia digital, e a Vice empresa de televisão e filmes.
O investimento recebido da Technology Crossover Ventures será investido com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para melhorar a experiência dos consumidores do site nos aparelhos móveis através de aplicativos, e também para encontrar novas formas de publicidade digital.
Já o investimento feito pela A+E, que detêm canais de TV e um estúdio de filmes, servirá para expandir a parte relacionada a conteúdo. A Vice pretende aumentar o número de horas de programas que produz atualmente, oferecendo conteúdo para as diferentes plataformas, como TV, aplicativos de smartphones e tablet, além de computadores.
Canal de TV é sonho
Um dos grandes sonhos da empresa é expandir sua produção de conteúdo para um canal próprio de TV, algo que não está no contrato com a A+E, mas que, com o grande número de canais a cabo que a empresa possui nos EUA, pode vir a ocorrer num futuro próximo.
Mas antes de dar um passo enorme como este, a Vice precisa alterar a forma do conteúdo que produz . A empresa atualmente produz segmentos de curta duração, inclusive em seu programa exibido na HBO, que dura 30 minutos e é dividido em pequenos segmentos de poucos minutos.