O cartunista e escritor britânico Martin Rowson tem incentivado seus seguidores no Twitter a desenhar caricaturas do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, numa tentativa de aumentar a conscientização sobre a repressão a cartunistas que satirizam o líder. A atitude é uma retaliação à perseguição ao cartunista turco Musa Kart – que foi processado por “insultos a Erdogan” após publicar uma charge do chefe de estado; a promotoria chegou a pedir nove anos de prisão para o cartunista. Kart foi absolvido, mas a imagem do presidente ficou arranhada diante do episódio.
Para reforçar o pedido, Rowson postou uma caricatura do presidente e incitou seus seguidores a fazerem o mesmo “caso fosse seguro”. “Cartunistas ao redor do mundo devem tuitar suas caricaturas de Erdogan para lhe ensinar um pouco de humildade perante Deus e nós cartunistas”, escreveu. “Caso contrário, ele pode nos passar a impressão muito forte de que é um déspota narcisista prosaico”.
Here's my #Erdogancaricature, in support of Musa Kart, facing 9yrs jail for cartoon of Turkish President. Add yours! pic.twitter.com/Dw3tAcOwdQ
— Martin Rowson (@MartinRowson) October 23, 2014
Bastiões da liberdade
A irritação de Erdogan com os cartunistas não é recente: em 2005, ele exigiu uma indenização da revista satírica Penguen após ter sua imagem retratada na figura de animais em diversas charges. O próprio Musa Kart foi processado (com sucesso) em 2005 por desenhar o presidente na figura de um gato.
“Muitas vezes, os cartunistas são o último bastião da liberdade de expressão em regimes repressivos, e são igualmente valorizados por relatar a verdade tal como ela é; isso também ocorre nas sociedades democráticas”, diz Patricia Bargh, da CRNI – Cartoonists Rights Network International (Rede Internacional de Direitos dos Cartunistas). “Alguns consideram que seu trabalho é de tanto valor, se não mais, quanto o de jornalistas; e muitos são respeitados pela coragem e capacidade de dizer o que os outros não podem, ou temem fazer”, afirma ela.
Rowson teve resposta imediata e vários internautas postaram seus desenhos junto à hashtag #ErdoganCartoon, zombando e criticando o presidente e seu estilo político.