Um projeto feito em conjunto entre uma emissora de TV e um jornal, no Texas, rendeu uma série de lições sobre as possibilidades de parceria jornalística. Por mais de seis meses, as equipes do canal NBC5 Dallas-Forth Worth e do Dallas Morning News trabalharam juntas para produzir reportagens sobre denúncias de assédio moral e intimidação nas unidades do Exército americano designadas ao tratamento de veteranos feridos.
Durante a investigação para o projeto, batizado de “Heróis feridos, promessas quebradas”, os dois veículos tiveram de aprender a trabalhar em conjunto. O projeto revelou ao público, com base em documentos oficiais do Exército obtidos através do Ato de Liberdade de Informação e entrevistas com veteranos feridos, casos de assédio verbal e maus tratos em unidades que deveriam cuidar da saúde mental e física de soldados feridos.
O time de jornalistas dos dois veículos analisou mais de cinco anos de queixas envolvendo soldados de três unidades de tratamento no Texas. O projeto resultou em uma longa história publicada no Dallas Morning News, duas matérias interativas na internet e dois segmentos de notícias exibidos pelo NBC5 Dallas-Forth Worth, um de 10 minutos e outro de sete.
Em artigo no site do Instituto de Jornalismo Poynter, os profissionais que se envolveram no projeto contam que aprenderam lições importantes trabalhando em conjunto. Entre um dos principais aprendizados está o de se negociar a divulgação da notícia, já que jornais impressos e estações de TV têm ciclos de notícias diferentes. Uma matéria divulgada no domingo é melhor para um jornal impresso do que para um canal de TV. Por isso, é importante escolher quando e quais notícias serão exibidas – isso valeu também para o conteúdo online.
Outro detalhe importante de uma reportagem investigativa feita em parceria com outro veículo de comunicação é o volume do trabalho realizado. Trabalhar em conjunto requer o dobro de comunicação e o dobro de divergências. É preciso um esforço para compartilhar todo tipo de informação e para negociar questões como título, divulgação, etc.