Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A sustentabilidade no jornalismo brasileiro

Sustentabilidade. Hoje em dia, esta ‘palavra mágica’ está em todos os lugares; no jornal, no comercial de TV, no supermercado. O uso indiscriminado tem um lado ruim porque confunde e banaliza, mas também tem o seu lado bom porque levanta dúvidas, gera polêmicas e acaba estimulando o interesse da sociedade. Há quem opte por fazer o caminho do chamado ‘marketing verde’ – com muita divulgação e pouca ação – e há aqueles que, de fato, estão mudando suas estratégias de negócios para abarcar todos os dilemas e benefícios que uma gestão socialmente responsável pressupõe.

Em geral, na mídia, o assunto está concentrado em cadernos especiais ou relacionado a questões ambientais. Especialmente após o lançamento do relatório do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês)], em 2007, temas como aquecimento global e mudanças climáticas ganharam as manchetes dos veículos de comunicação no mundo inteiro. Entretanto, há ainda uma abordagem percebida como nicho e jornalistas sendo vistos como ‘convertidos’ ou ‘verdes’, sem que o assunto extrapole os limites da editoria em que foi encaixado.

Como podemos, a partir da sua contribuição, ampliar o espaço deste assunto? É possível, além do viés econômico, adicionar a dimensão ambiental e social às reportagens que são produzidas hoje?

Essas são questões que queremos debater no seminário ‘A Sustentabilidade no Jornalismo Brasileiro’, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março de 2011, em São Paulo/SP. Convidados se distribuirão nos dois dias para dialogar com jornalistas e blogueiros a fim de refletir sobre a alternativa possível diante de um cenário nas redações de restrição de tempo e de pessoas.

Programa preliminar:

29/03/2011

9h00 às 13h00: Fundamentos da pauta contemporânea

14h00 às 18h00: Sustentabilidade nos negócios/na economia

30/03/2011

9h00 às 14h00: Sustentabilidade na política

15h00 às 18h30: Sustentabilidade no cotidiano

Gostaríamos de garantir sua participação nos dois dias. Mas você também pode fazer a inscrição em apenas um período. Favor confirmar presença pelo link: http://www.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento.asp?id=323

Informações: Patricia Saito (psaito@ethos.org.br), telefone (11) 3897-2415

A programação completa está em www.ethos.org.br/rsenamidia

Data: 29 e 30 de março de 2011

Local: Spazio Collodoro (Rua Alvarenga, 624 Butantã, São Paulo/SP)