Wednesday, 13 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1313

Afeganistão abre seus horizontes

Com o passar do tempo, o Afeganistão renasce das cinzas. Aos poucos, a população da capital, Cabul, passa a ganhar importantes aliados na conquista da liberdade de expressão. Uma estação de rádio que ajuda os adolescentes a curarem suas inquietações amorosas, uma emissora de TV e um guia da cidade recheado de dicas de moda são os destaques da temporada, como mostra Duncan Campbell [The Guardian, 17/6/04].

‘Nosso trabalho é assegurar que as pessoas tenham um amigo, alguém com quem falar, que faça companhia nos bons e maus momentos’, diz Saad Mohseni, da Arman FM, primeira estação de rádio comercial com 24 horas diárias de programação do país. A rádio estreou em 2002 e vai virar nacional no próximo mês. É formada por um time de jovens jornalistas e djs, homens e mulheres, muitos ainda estudantes. ‘Inicialmente, as pessoas ficavam desconfortáveis de ter mulheres trabalhando junto com homens’, lembra ele.

Agora, a estação se tornou parte do cenário cultural de Cabul. ‘Quando começamos, as pessoas só queriam ouvir música, porque elas haviam sido privadas de música por sete anos’, conta Mohseni. Hoje, a transmissão mistura notícias, boletins de tráfego e música, é claro. O som, eclético, vai desde música afegã tradicional até às rainhas da música pop Kylie Minogue e Jennifer Lopez. Mas o grande sucesso da rádio é o cantor Ahmad Zahir, conhecido como o ‘Elvis afegão’, assassinado há 20 anos. A estação ainda patrocina concursos para encorajar novos talentos musicais.

Arman transmite sua programação nas duas línguas principais do Afeganistão, Dari e Pashtu. Seu programa mais polêmico e popular, diz Campbell, é sem dúvida o Young People and their Problems (Jovens e seus problemas). A maior parte destes problemas são ligados aos ‘assuntos do coração’.

‘Se você é um adolescente aqui e tem uma paixão por alguém, o que você faz? Com todas estas convenções sociais, não há ninguém com quem eles possam falar sem ser ridicularizados’, diz Mohseni A rádio conta com um psicólogo que ajuda a responder às cerca de 1000 cartas que chegam toda semana. Os assuntos são os mais variados; só não é permitido abordar questões religiosas.

Mohseni também irá lançar uma estação de TV, chamada Tolo, com estréia prevista para daqui a três meses.

A outra novidade do momento é a recém-lançada revista Afghan Scene, criada pelo ex-jornalista da BBC Dominic Medley. Bastante colorida, a revista mensal trouxe em sua primeira edição uma série de elementos que normalmente não apareceriam nos tempos dos talibãs, como artigos sobre moda.