Roger E. Ailes, ex-consultor político e presidente do canal de notícias a cabo Fox News, foi nomeado na segunda-feira (15/8) presidente do grupo Fox Television – que inclui 35 emissoras de TV e o estúdio Twentieth Television. O cargo ocupado agora por Ailes estava vago desde a partida repentina do filho mais velho do magnata Rupert Murdoch, Lachlan.
A unidade de estações de televisão apresentou uma renda de mais de US$ 900 milhões de junho de 2004 a junho de 2005, o que representa ¼ dos lucros da empresa no período. Sob o comando de Ailes, a Fox News ganhou audiência, força política e econômica – seus lucros foram estimados em mais de US$ 200 milhões no ano passado.
Ailes terá de tomar decisões importantes no novo cargo. Embora várias estações da Fox Television apresentem programas matutinos, o grupo está se decidindo se implanta ou não um programa matutino em rede. A Fox News já tem o Fox and Friends, que pode vir a competir com alguma afiliada da Fox. Ailes disse não se preocupar que programas do grupo de emissoras da Fox tirem audiência da Fox News – canal a cabo, desenvolvido por ele e por Murdoch, que ultrapassou a rival CNN. No entanto, avisou que telespectadores da rede Fox não devem esperar programas da Fox News, pois o acordo feito com operadores de TV a cabo estipula produção de conteúdo exclusivo.
Um dos maiores desafios para Ailes será arrumar tempo para desempenhar todas as suas funções. Ele negocia a renovação do acordo da Fox News com a operadora de TV a cabo e planeja a criação de um canal de negócios para competir com o CNBC, onde já trabalhou. Informações de Jacques Steinberg, do The New York Times [16/8/05].