Al Gore, o democrata que perdeu a eleição presidencial americana de 2000 para George W. Bush, reuniu um grupo de investidores que comprou o canal de notícias por assinatura Newsworld International, que tem 20 milhões de assinantes nos EUA e retransmite noticiários e documentários de países como Canadá, Alemanha e Japão. Inicialmente, a pouco atraente programação deve ser mantida, mas, em alguns meses, será substituída por jornalismo com linguagem para um público entre 18 e 34 anos. Gore nega que esteja querendo construir uma emissora de oposição à líder do segmento jornalístico, a conservadora Fox News. ‘Esta não será uma rede liberal ou democrata de forma alguma’, afirma, explicando que seu objetivo é criar uma fonte de informação alternativa às grandes corporações de mídia. ‘A tendência à consolidação, ainda que compreensível sob a ótica da dinâmica dos negócios, traz alguns problemas ao povo americano. Ter uma voz independente é uma proteção muito importante’. Com informações da Reuters [4/5/04].
Democrata cria sítio de monitoramento de mídia
Media Matters (‘a mídia importa’) é o nome do sítio de internet que o jornalista americano David Brock – um ex-direitista que hoje está do lado dos democratas – está lançando. Seu objetivo é acompanhar a imprensa conservadora e corrigir suas afirmações erradas em tempo real. Com financiamento de US$ 2 milhões, doados por liberais endinheirados, o projeto deve ajudar jornalistas democratas assim como o Media Research Center faz com os comunicadores de direita. Comentaristas conservadores como Rush Limbaugh e Bill O’Reilly freqüentemente usam os estudos do centro para defender a teoria de que a grande imprensa tem tendência liberal. Segundo reportagem de Jim Rutenberg para The New York Times [3/5/04], a equipe do Media Matters é de cerca de seis pessoas. Duas delas vão se dedicar a transcrever e destrinchar tudo que Limbaugh disser no ar.