Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Americanos enfrentam lançamento ao vivo

Quase todas as emissoras de televisão dos EUA irão transmitir ao vivo o lançamento do ônibus espacial Discovery neste sábado (1/7), na Flórida – o segundo vôo espacial tripulado operado pelos EUA desde a tragédia do Columbia, em 2003. Na época, o ônibus desintegrou-se no retorno à Terra, matando todos os sete astronautas. Apenas a rede CBS optou por não realizar a cobertura ao vivo. As demais, embora transmitam ao vivo, não dedicarão o mesmo tempo de divulgação ao lançamento do Discovery como fizeram com a chegada do Columbia.


As redes NBC e ABC terão âncoras e especialistas falando de Nova York, do Cabo Canaveral e de Houston em flashes durante a programação regular. Como em alguns períodos do dia as emissoras da Fox não estão em cadeia nacional, não haverá informações extras ao longo da programação da rede. Na Fox News, a âncora Martha MacCallum apresentará as notícias em companhia do ex-astronauta Tom Jones e dos repórteres David Lee Miller e Kim McIntyre. A NBC contará com o novo âncora John Siegenthaler e o veterano Tom Costello, além de ex-astronautas convidados. ‘Achamos que o lançamento tem um valor noticioso muito grande’, afirmou o produtor-executivo Phil Alongi.


Contagem regressiva


O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, levará mais de duas toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional. No lançamento da Columbia, a espuma do tanque de combustível se soltou e danificou o ônibus. Preocupados em resolver melhor a fixação da espuma no Discovery, funcionários da NASA haviam afirmado anteriormente que preferiam atrasar seu lançamento. Mas o diretor da agência espacial, Michael Griffin, discordou que houvesse necessidade de adiá-lo e afirmou que, caso algum outro problema acontecesse, a tripulação poderia ficar na Estação Espacial Internacional até ser resgatada. ‘Parece que eles estão tomando algumas decisões só porque estão sendo pressionados’, afirmou Miles O´Brien, que vai ancorar a cobertura de Cabo Canaveral para a CNN, sobre o prazo de montar a estação e apresentar a frota de ônibus espaciais até 2010.


Os canais a cabo e seus sítios são os que terão a cobertura mais longa do lançamento. A cobertura do retorno, que acontecerá no dia 13/7, ainda não foi definida pelas emissoras de TV. Informações de Paul J. Gough [Hollywood Repórter, 30/6/06].