O jornalista Peter Jennings, que morreu vítima de câncer em agosto do ano passado, será homenageado com um instituto de jornalismo. O Peter Jennings Institute for Journalists and the Constitution é uma iniciativa do National Constitution Center, organização apartidária dedicada a expandir o conhecimento público sobre a Constituição americana, com financiamento da Annenberg Foundation, fundação privada voltada a projetos de educação e comunicação.
A verba doada pela fundação, no valor de US$ 6,4 milhões, possibilitará o investimento, nos próximos cinco anos, em outros seis programas educacionais e ligados à Constituição americana, como convenções e debates. ‘É por esta iniciativa [da Annenberg Foundation] que seremos capazes de criar estes sete programas cívicos e públicos que irão nos ajudar a fazer jus ao ‘Nacional’ em nosso nome’, declarou o presidente do centro, Richard Stengel.
Jennings, que ancorou por muitos anos o telejornal World News Tonight, da rede ABC, nasceu no Canadá, mas se tornou cidadão americano em 2003, mantendo a dupla cidadania. ‘Nos últimos anos de sua vida, ele desenvolveu uma grande afeição pelo país que o adotou; afeição que cresceu em parte por sua admiração pela Constituição e por seu fascínio pelos homens que a criaram’, afirmou a viúva do jornalista, Kayce Freed Jennings. ‘A cópia da Constituição que ele levava em seu bolso traseiro tinha orelhas e estava desgastada de tanto que era lida e relida’, completou.
Em outra homenagem, na semana passada, o quarteirão da Rua 66 entre a Avenida Columbus e o Central Park foi renomeado de Peter Jennings Way. O âncora trabalhava e morava na região. Informações de Kathy Matheson [AP, 22/2/06].